Notícias da Índia

February 17, 2017

A igreja

A Índia é uma mistura de culturas, etnias e línguas e é densamente povoada. O antigo sistema de castas está profundamente enraizado na mentalidade indiana. Até mesmo os sistemas de crenças que não reconhecem o sistema de castas, mas ensinam a igualdade dos seres humanos, são prejudicados pelo sistema contra o qual lutam.

Islã, sikhismo e cristianismo são exemplos disso. O maltrato daqueles que pertencem às chamadas castas inferiores e dos intocáveis (dalits e tribais) continua. Vários observadores até falam de um sistema "racista".

Desde a segunda metade de 2014, os radicais hindus lançaram uma campanha projetada para atrair muçulmanos e cristãos de volta para o hindu. Várias campanhas foram realizadas em que centenas de pessoas retornaram ao hinduísmo. A campanha Ghar Vapsi atingiu seu pico em 2015 e início de 2016.

Por outro lado, o crescimento da igreja apresenta muitas necessidades especialmente em questões de discipulado e desenvolvimento de liderança. O enfoque sistemático da igreja também traz à tona outras necessidades, como prepará-la para responder biblicamente à perseguição e uma necessidade de maior unidade e cooperação entre as várias denominações.

A perseguição

Quase todos os cristãos ativos na Índia são perseguidos. Os grupos de cristãos expatriados ou migrantes tendem a não terem atuação mais visível, assim geralmente não são atingidos. Já as comunidades históricas experimentam alguns ataques de vandalismo por hindus radicais.

Os cristãos ex-hindus suportam o maior peso da perseguição. Eles são constantemente pressionados a retornar ao hinduísmo, são agredidos fisicamente e, algumas vezes, assassinados. As comunidades cristãs de protestantes não tradicionais são o segundo principal alvo devido ao envolvimento em atividades de extensão e conversão. Elas enfrentam ataques regulares por parte dos hindus radicais.

O nacionalismo religioso é o principal mecanismo de perseguição e está presente em todas as esferas da vida dos cristãos indianos.

Um processo de hinduinização está sendo plantado no país, por isso as minorias religiosas ficam ainda mais vulneráveis. A intenção dos radicais hindus é que a nação seja completamente hindu a médio prazo.

Como se bastasse somente a perseguição, na Índia, ela é muito violenta, violência essa que aumentou em comparação com o período da Lista Mundial da Perseguição 2016. O número de incidentes relatados é muito alto, mas deve ser notado que essa é apenas a ponta do iceberg. Inúmeros incidentes não são relatados na mídia ou registrados.

O futuro

Os extremistas hindus estão cada vez mais vivenciando impunidade quando perseguem cristãos ou muçulmanos. Consequentemente, o grau de medo e incerteza entre a maioria dos cristãos na Índia está aumentando. Provavelmente essa tendência perigosa (por exemplo, o fato de o governo estar ignorando os ataques às minorias religiosas) incitará o aumento da violência nos próximos anos.