Missão - local e global O Equilíbrio na Missão

Por Carlos Scott

Quando falamos sobre missão local, global e transcultural, primeiramente estamos falando da missão de Deus (missio Dei). Deus é um Deus missionário. A missão existe simplesmente porque Deus ama as pessoas. Deus quer resgatar a humanidade de sua desumanização moral, espiritual, física, intelectual, social, econômica, política e cultural. O estabelecimento de Seu reino é a missão de Deus. Podemos conceber a missão como um movimento de Deus para o mundo, onde a Igreja é um instrumento para essa missão. A igreja tem o privilégio de participar, mas a missão não é sua e não pertence a nenhum projeto privado. “A Igreja encontra-se a serviço do movimento de Deus para o mundo” (1).

A missão global e transcultural implica chegarmos a todas as etnias da terra, ocupando-nos dos diferentes aspectos da vida das pessoas. A igreja é o agente da missão e não sua meta. A igreja não é o reino de Deus e sim sua comunidade. A igreja é comunidade do reino de Deus, que participa da missão universal (transcultural). A igreja não existe para si mesma, mas para servir à humanidade e anunciar a inauguração do reino de Deus na pessoa de Jesus Cristo. A igreja é missionária por sua natureza, dimensão e intenção.

Jesus é o reino de Deus encarnado. ”O reino de Deus não é uma ética nem uma ideologia social e sim a mensagem que se centraliza em uma pessoa, a pessoa de Jesus, o Messias» (2). O reino está presente, mas não se consumou; portanto, o reino está por vir. É um “já” e um “ainda não”. Em sua missão, a igreja testifica a plenitude da promessa do reino de Deus e participa da contínua luta deste reino contra os poderes das trevas e do mal.

Podemos chegar a dizer que a missão local e global (universal, transcultural, multicultural e intercultural) ocorre quando o povo de Deus se une à missão de Deus, cruzando intencionalmente barreiras sociais, políticas, culturais, idiomáticas, étnicas, de igreja a não igreja, em palavra e ação, anunciando a vinda do reino de Deus em Jesus Cristo, convidando as pessoas a se reconciliarem com Deus, consigo mesmas, umas com as outras e com o mundo, integrando-se à vida da igreja, com vistas à transformação do mundo até que o Senhor volte (Ver conceito de missão por Chuck Van Engen (3).

Alguns podem entender a missão global em termos de plantar igrejas em outras latitudes, como também em salvar os indivíduos da condenação eterna; outros a podem perceber em categorias eclesiásticas, como a expansão da Igreja ou de uma denominação específica, cruzando barreiras geográficas e culturais. Porém, se vamos entender o evangelho e a missão conforme toda a escritura, de Gênesis até Apocalipse, teremos que entendê-lo enfaticamente como “benção a todas as etnias” no espiritual, físico e material, abrangendo os aspectos sociais, culturais, políticos e econômicos. Ao falar de missão local e global, estamos falando de uma mensagem integral de salvação, que não conhece fronteiras de nenhuma ordem e está dirigida a todo ser humano, considerando a totalidade de sua pessoa.

A tensão entre o local e o global (universal)

Em geral há uma tensão entre o que se denomina missão global e missão local. Muitas vezes estes termos são contrapostos, sem nos darmos conta que fazem parte da mesma moeda. Devemos integrar as diferentes esferas, segundo expressa o texto de Atos 1:8. Jerusalém, Judeia, Samaria e até os confins da terra descrevem as esferas ou áreas de serviço onde o local e o global estão integrados. Fala-nos de ser testemunhas de forma “simultânea” e não fazer a tarefa de forma sequencial. Nenhuma área de serviço deve ser a mais importante. As mesmas devem estar balanceadas ou equilibradas, dando dignidade, simultaneidade e atenção a cada una.

O Pacto de Lausanne (4) expressa: “A igreja que não é missionaria é uma contradição em si mesma e apaga o espírito”. Segundo o pacto de Curitiba,(5). “a missão não pode ser um departamento isolado da vida da igreja, mas fazer parte da própria essência dela, pois ‘ou a igreja é missionária ou não é igreja’. Assim, a missão envolve cada cristão na totalidade de sua vida”.

A igreja foi chamada e enviada para participar da missão de Deus. Este envio e mandato não são algo opcional. Os textos mais conhecidos são Mateus 28:18-20, Marcos 16:15, Lucas 24:46-48, João 20:21 e Atos 1:8, mas devemos afirmar que a Bíblia inteira nos dá o mandato para a missão e a evangelização. Deve haver uma moralidade da fé. Implica escutar o grito dos pobres, oprimidos e perdidos.