Como você pode orar pela Síria depois de 6 anos de guerra?

Ontem, a guerra na Síria completou seis anos. Durante mais de meia década nossos irmãos enfrentam perseguição em um triste contexto de violência. Mesmo que a situação seja difícil, há esperança para a igreja na Síria. Enquanto a guerra acontece, líderes cristãos e colaboradores trabalham em treinamentos para professores de escolas bíblicas, com diversos métodos de aprendizado, jogos, reuniões e planos de aula. Peça pelos participantes e crianças que aprenderão mais da palavra com eles. Através de parceiros locais, as cristãs sírias também participam de cursos dirigidos especialmente para mulheres, que aprendem sobre o papel delas na sociedade, de acordo com os parâmetros bíblicos. Ore para que elas continuem descobrindo seu valor diante de Deus, em suas famílias, na vida de seus filhos e dentro da igreja.

Os jovens também são importantes para a igreja na Síria. Recentemente, foi organizado um treinamento para 68 estudantes universitários de Aleppo, Homs e Latakia, com atividades esportivas e várias palestras. Os participantes compartilham sobre suas lutas e histórias pessoais em pequenos grupos de apoio. Interceda por esse trabalho e pelos líderes que estão à frente, acompanhando esses jovens. Que Deus continue protegendo a cada um deles, mostrando-lhes o caminho a seguir. A população de Aleppo enfrentou durante vários anos uma luta diária em sua cidade. Muitos perderam entes queridos na guerra, outros ficaram sem trabalho e casa para morar. Desde que os combates terminaram nessa região, as pessoas tentam retomar suas vidas. Interceda por todos eles, para que sejam curados de seus traumas e perdas. Que Deus possa consolar seus corações.

A guerra na Síria pode ser menos intensa agora, mas o país ainda vive um período de muitas necessidades. Há milhões de deslocados internos, muitos sem qualquer fonte de renda, necessitando do apoio que as igrejas locais e a Portas Abertas oferecem. Ore por todos os voluntários envolvidos na distribuição de alimentos e nas visitas de apoio. Quase 5 milhões de sírios fugiram de seu país desde o início do conflito, em 2011. Clame por todos eles, em especial pelos cristãos, que eles permaneçam firmes em sua fé e espalhando a preciosa semente de Cristo. Há negociações políticas acontecendo nesse momento, na Síria, e o futuro do país depende dessas decisões. Ore para que todos os que exercem algum poder político e militar realmente trabalhem para uma solução duradoura para essa nação. E, finalizando, peça a Deus por milagres e curas. Apresente também os perseguidores, que eles tenham seus corações tocados por Jesus e suas vidas transformadas.

Esperança para eles

A esperança do cristão sírio depende de nossas orações e ações práticas, para que a fé cristã continue sendo espalhada pelo país. A campanha “Esperança para Iraque e Síria” foi criada com a intenção de reivindicar aos nossos irmãos sírios o direto à igualdade, condições de vida dignas e um papel relevante na construção da sociedade. Conheça mais da campanha em e assine a petição.