Igreja rural na Etiópia é atacada

Após o incidente, líderes pedem proteção, mas a igreja é proibida de funcionar

Em 11 de junho, uma multidão atacou uma igreja em Tikil Dingaye, a cerca de 20 km da antiga cidade de Gondar, no Estado de Amhara, na Etiópia. A multidão invadiu a igreja às 8h30 e destruiu o salão de reuniões e outros escritórios. Eles roubaram dinheiro dos membros e agrediram alguns deles. Um cristão foi ferido com um golpe muito violento no rosto que deixou consequências severas. A multidão também destruiu a acomodação de um evangelista que vivia no mesmo complexo.

Aparentemente, o ataque foi executado por pessoas instigadas por um grupo religioso extremista do país. A polícia acabou levando um dos extremistas em custódia por supostas "atividades ilegais incitando confrontos religiosos". A prisão aconteceu depois que um membro da multidão, aparentemente, entregou à polícia documentos que detalhavam as atividades do grupo. O líder foi libertado no final de junho ainda com acusações contra ele.

Os líderes da igreja atacada informaram o ocorrido ao escritório de administração da zona rural de Gondar e pediram proteção contra novos ataques. Em vez disso, receberam uma carta informando que não estavam mais autorizados a realizar serviços religiosos em área residencial. No passado, outros líderes cristãos pediram autorização para construir igrejas, mas a solução foi um dos membros comprar uma casa para realizar os cultos. Essa não é uma prática rara porque, embora a Etiópia garanta liberdade ou religião no papel, as igrejas nas áreas rurais têm que recorrer a formas incomuns para conseguir um lugar para se reunir. Interceda pelos cristãos perseguidos etíopes.

Leia também Como vivem os cristãos na Etiópia Família cristã etíope reconhece os cuidados de Deus