Igrejas indígenas da Amazônia brasileira criam associação

A igreja indígena que atua em Roraima, estado localizado na Amazônia brasileira, acaba de formar a primeira associação entre etnias que vivem no estado. A criação da Associação das Igrejas Indígenas de Roraima foi formalizada em encontro realizado nos dias 18 e 19 de março na Aldeia Truaru, da etnia Wapixana. Estavam presentes líderes evangélicos das etnias Macuxi, Wapixana, Baré e Wai-Wai, representantes de dezessete igrejas da região e das seguintes organizações missionárias: Conselho de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas-Conplei, Missão Novas Tribos do Brasil-MNTB, Missão Evangélica da Amazônia-MEVA, Associação Internacional de Linguística-SIL, Associação Linguística Evangélica Missionária-ALEM e Jovens Com Uma Missão-JOCUM.

Na ocasião foi apresentado o estatuto da associação, dando amplo conhecimento aos presentes das responsabilidades que está assumindo. A organização será administrada por nove membros, que foram empossados às 10 horas da manhã do dia 19. A diretoria ficou assim constituída: Presidente – Elizeu, Vice-Presidente – Joaquim, Secretário – Giovani e Secretário de Missões – Nazário. A associação já definiu sua agenda de reuniões anuais até o ano 2021, sempre com o objetivo de avaliar o que foi feito, identificar o que falta fazer e planejar novas ações.

“Nós do Conplei fizemos a parceria com a associação, deixando como nosso representante o Pr. Elizeu”, disse Cleo Brasil Padilha, líder Macuxi, diretor do Conplei e membro do Conselho Deliberativo da ALEM. A respeito da reunião, ele avalia que “foi um tempo muito bom. Essa união dos nossos irmãos indígenas é importante para a gente ganhar força e seguir nessa obra, que é difícil e não acaba. Temos que avançar e, ao mesmo tempo, dar assistência às pessoas que um dia decidiram caminhar com Jesus porque, infelizmente, algumas delas se desviam e deixam de participar da corrida cristã”.

Raquel Villela é missionária da Associação Linguística Evangélica Missionária ALEM, e também colabora em COMIBAM Brasil.

Posts Em Destaque