Sertão: Essa é a Igreja Sofredora

Quando os primeiros missionários chegaram a Acauã, cidade no sertão do Piauí, há pouco mais de dois anos e meio, Josefa foi a primeira pessoa a aparecer no imóvel recém-alugado, que serviria como base, para saber de quem se tratava. A sertaneja de 36 anos ainda não sabia quanta gente ainda viria a conhecer naquela casa, localizada na mesma rua onde ela morava com sua família.

Em 2002, Acauã era o segundo município mais pobre do Brasil. Nessa época Josefa e sua família moravam na zona rural, e sofriam com a falta de infraestrutura e dificuldade de deslocamento. Vivendo na cidade há cerca de três anos, eles ainda estavam construindo sua casa, mas a vida já era um pouco mais tranquila para ela, com seu marido e três filhos.

Mas quando a Igreja do Sertão começou a ganhar vida, para depois ganhar forma, Josefa recebeu Jesus em seu coração. Ela, o marido e os filhos mais novos participaram do primeiro batismo, já realizado dentro das paredes recém-levantadas. Em 2015, eles celebraram o casamento na presença de Deus e dos homens.

Aldemar, o marido, conservava a roça, onde plantava e criava alguns animais, mas, no sertão, nem sempre a colheita dá o resultado que se espera. Nove meses após o envio dos primeiros missionários da MAIS para a cidade, Aldemar e outros 10 pais de família voltavam às salas de aula para aprenderem sobre desenvolvimento comunitário e marcenaria. Eles passavam a fazer parte da Boutique de Sonhos, uma grife social de brinquedos pedagógicos de madeira com a cara do sertão (veja mais sobre a Boutique de Sonhos clicando aqui).

A produção começava no galpão e continuava em casa, com a participação de toda a família. No escritório, as esposas também se reuniam para contribuir no controle de qualidade de cada pecinha dos brinquedos. Os casais ainda participam de aulas de alfabetização duas vezes por semana. A novidade, que já fez aniversário, está fazendo a diferença para muitas famílias. Com a renda extra, o acabamento da casa da Josefa e de Aldemar já está quase no fim.

O reino de Deus chegou a Acauã e trouxe dignidade, qualidade de vida, arte, educação, saúde e Jesus Cristo para a família da Josefa e de tantos outros. E é por isso que a MAIS é parte da obra de Deus que está acontecendo nessa parte do Brasil, trazendo desenvolvimento e esperança para esse povo sofrido e esquecido, mas alegre e batalhador, que é o povo sertanejo.